Como reparar estores de rolo

windoorporto.pt

Em Portugal, os estores de rolo são extremamente comuns. No entanto, acho que já nos aconteceu a todos ter uma persiana partida, um fita de estore partida ou que deixou de funcionar… E de repente ficamos com a persiana aberta toda a noite, a deixar passar luz logo com a alvorada, o que nos acorda. Ou o contrário: fechada todo o dia, sem deixar entrar luz nenhuma. Mas não há motivos para entrar em pânico! Reparar os estores de rolo é mais fácil do que parece à primeira vista.


Quais são os problemas mais comuns com estores de rolo?

Tanto as persianas como os estores de rolo se estragam com relativa facilidade. Veja aqui quais são os problemas mais comuns com estores de rolo: 


  • Problemas com a fita: a fita da persiana é uma das partes mais vulneráveis do estore de rolo. Como é usada com tanta frequência (e muitas vezes sem grande cuidado), o desgaste pode fazer com que tenha dificuldade em subir ou descer o estore ou até com que a fita parta e se comece a desfazer.


  • Estore desalinhado: outro dos problemas mais comuns com os estores de rolo são os estores desalinhados. Por outras palavras, o estore sobe ou desce de forma inclinada e raspa nos lados do caixilho. Muitas vezes, isto acontece se subir e descer o estore de modo muito brusco.


  • Suportes de montagem soltos ou danificados: os suportes mantêm o estore fixo e estável. Se estiverem soltos ou danificados, o estore vai parecer instável ou inclinado. Felizmente, é possível corrigir este problema e reparar o estore de rolo.


  • Problemas com o motor (para estores eléctricos): os estores de rolo eléctricos podem ter problemas eléctricos no motor. Nesses casos, pode notar um funcionamento irregular ou paragens súbitas durante a operação. O mais comum é que tenha de chamar um electricista.


Como reparar os estores de rolo?

Quer tentar reparar os estores sozinho? É daquelas pessoas que adora o DIY? Veja aqui 4 passos simples para reparar os estores de rolo:


1. Faça o diagnóstico do problema. A primeira coisa que precisa de fazer é diagnosticar o problema. É a fita que está avariada? Ou é o suporte do estore? Sem fazer um diagnóstico, não vai saber como reparar os estores de rolo nem que materiais vai precisar.


2. Comece por reunir todas as ferramentas necessárias. Ter as suas ferramentas por perto e organizadas permite realizar a reparação sem interrupções. É possível que tenha de comprar uma fita ou uma caixa para embutir a fita numa loja de construção ou numa drogaria.


3. Reparar a fita da persiana ou o fio do estore. A fita da persiana e o fio do estore é uma das coisas que mais avaria nos estores. Nesse caso, precisa de desmontar a fita que existe. Use uma chave de fendas para tirar os parafusos com cuidado, para não deixar marcas na parede. Depois, tire a fita e substitua por um novo.


4. Teste outra vez o estore. No fim, experimente subir e descer o estore várias vezes até ter a certeza que o problema ficou resolvido. Se possível, tente ver o estore a deslizar de vários ângulos diferentes, para perceber se está a deslizar de forma inclinada ou não. 


Caso não consiga resolver o problema, clique aqui para reparar estores de rolo com a ajuda de um profissional. A maioria das vezes, a reparação dos estores de rolo é rápida e bastante económica, por isso compensa mandar arranjar e poupar o seu tempo, que também é valioso! 


Se não acredita em mim, veja aqui os preço de reparação de estores (em média) e peça um orçamento. Provavelmente não é nada difícil de resolver e não precisa de perder mais tempo a pesquisar como reparar o seu modelo específico, a comprar peças ou ferramentas específicas.

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar