Passo a passo para montar móveis IKEA facilmente
Os móveis do IKEA são conhecidos pela boa relação preço/qualidade e pela sua praticidade, mas não pela facilidade de montagem. A maioria dos móveis do IKEA têm imensas peças para encaixar, com parafusos que nem sempre são fáceis de atarrascar. Por isso, e falando por experiência própria, hoje deixo-vos aqui um passo a passo para montar móveis IKEA facilmente.
1.Leia as instruções antes de começar
O primeiro passo para montar móveis do IKEA é ler as instruções. Normalmente as instruções do IKEA são só uns bonequinhos sem texto – presumo que para pouparem nas traduções – por isso é importante prestar atenção a todos os detalhes. Se não perceber alguma parte das instruções, é melhor telefonar para a linha de apoio ou procurar um guia no Youtube. Há vídeos sobre como montar móveis do IKEA e até há quem se dedique a explicar várias ‘hacks’ para melhorar o móvel.
2. Organize as peças no chão
Passemos agora para o segundo passo. Normalmente as peças têm números e letras, por isso convém organizar tudo no chão: os parafusos ‘A’ com os ‘A’, as madeiras ‘B’ separadas do ‘D’, e por aí em diante. No caso de dar conta que falta alguma peça, ou que alguma peça tem defeito, nem sequer comece a montar. Uma vez assisti a uma cena muito triste no IKEA em que os clientes só queriam levar uns parafusos que faltavam e tiveram de devolver a peça toda (sim, porque é muito prático andar a transportar uma peça meio montada de casa ao IKEA, em passeio turístico).
3. Reúna as ferramentas necessárias
Todos os móveis do IKEA vêm com aquelas célebres chavinhas para aparafusar. Mas digo-vos já que os móveis deles têm tantos parafusos que, com aquelas chavinhas, o que acabaram de comprar foi uma enorme dor de pulso. Por isso, recomendo que comprem um aparafusador (o próprio IKEA tem um kit a um preço muito convidativo), uma chave de fendas e um martelo. Ter estas ferramentas vai ajudar muito a acelerar o processo e a garantir que o móvel fica bem seguro.
4. Proteja o chão onde vai montar
Normalmente montamos os móveis na sala, porque é onde temos mais espaço para espalhar todas as peças e ferramentas. O tapete não só protege o chão de madeira (para não riscar, etc), como me ajuda a arrastar o móvel até ao lugar certo quando acabo de montar. Basta pegar nas pontinhas do tapete para arrastar o móvel até ao corredor ou até o quarto, por isso não faz peso nenhum! E assim também não risca o chão enquanto tentamos transportar.
5. Siga o passo a passo do manual
Agora que estamos com todos os pés e mãos em cima do tapete a montar o móvel, é importante prestar atenção ao passo a passo. Siga o manual à risca sem saltar passos, mudar a ordem ou ignorar sugestões. Embora às vezes os passos pareçam estranhos, normalmente são a única forma de tudo encaixar no final e garantir a estabilidade do móvel. Em alguns passos aparecem dois bonequinhos, e nesse caso deve pedir sempre ajuda a alguém para montar o móvel do IKEA.
6. Mas não aperte tudo no máximo!
Dito isto, não precisa de apertar os parafusos no máximo enquanto está a montar o móvel do IKEA. Como a maioria dos móveis do IKEA são painéis de madeira contraplacada, vai ser complicado tirar o parafuso sem danificar o móvel se precisar de fazer algum ajuste. Por isso, coloque o parafuso levemente e certifique-se que as peças encaixam bem. Quando estiverem todas alinhadas, aí sim, aperte até não conseguir mais.
Saber quando é melhor contratar um profissional
Espero que tenham gostado deste passo a passo para montar móveis IKEA. Cá em casa fomos nós que montámos quase tudo, e estas dicas são válidas para todo o tipo de móveis: IKEA, Sklum, La Redoute, The Masie e outras lojas que vendem móveis online. Na nossa experiência, desde que haja tempo, boa-vontade, organização e atenção ao passo a passo do IKEA, não é assim tão difícil montar móveis.
No entanto, há algumas excepções. Admito que montar camas do IKEA é muito mais difícil do que montar camas de um fabricante tradicional. De resto, os roupeiros também não são fáceis, porque são precisas pelo menos duas pessoas e é preciso fixar o móvel à parede. E já nem digo nada das cozinhas, que custam sempre imenso. Por isso, se a vossa casa for toda IKEA, recomendo procurar profissionais para fazer a montagem dos móveis IKEA.
Não fica assim tão caro (podem ver aqui os preços para montar móveis IKEA) e há coisas que em que não vale a pena arriscar. É importante saber reconhecer as nossas limitações!