Passo a passo para uma remodelação de casa bem-sucedida
Toda a gente tem medo de fazer obras. Todos nós já ouvimos histórias de horror sobre obras em casa. Empreiteiros que deixaram a obra a meio, obras que ficaram paradas porque não havia materiais, cozinhas que podiam ter sido remodeladas num mês e que demoraram três. A pensar nisso, deixo aqui um passo a passo para uma remodelação bem sucedida. Se seguirem estas quatro recomendações, tenho a certeza que a obra vai ser menos sobressaltada e que o resultado final vos vai agradar.
Contrate uma equipa
O primeiro passo para uma remodelação de casa bem-sucedida é contratar uma equipa para fazer as obras. A última coisa que quer fazer é contratar um pedreiro, um canalizador, um electricista e um carpinteiro que não têm qualquer relação entre si, porque depois torna-se impossível coordenar toda a obra. Embora possa ficar mais barato, a obra vai-se prolongar durante muito mais tempo e há detalhes que vão escapar.
No entanto, também não vai contratar uma equipa qualquer. Recomendo comparar pelo menos três orçamentos diferentes, pedir referências e ver fotos de obras anteriores. Se procurar empresas de remodelação de apartamentos em Braga ou remodelação de apartamentos no Porto através da Fixando, pode receber até 5 orçamentos gratuitos e ver o perfil de cada empresa antes de decidir.
Faça um plano da remodelação
Depois de encontrar a empresa certa para fazer a remodelação da sua casa, precisa de um plano. Em primeiro lugar, porque ter um plano torna o orçamento mais previsível. Se decidir fazer alterações mais tarde, pode ter uma surpresa! Em segundo lugar, porque definir tudo o que vai fazer logo de início ajuda a planificar a obra. É importante saber onde vai ser preciso abrir roços, que especialidades vai precisar, e por aí em diante.
No caso de querer fazer uma remodelação de cozinha ou de casa de banho, por exemplo, ter uma planificação da obra ajuda a visualizar todos os pontos de água e de electricidade, a orientação dos azulejos e muito mais. Não é por acaso que muitas empresas fazem uma imagem 3D da cozinha e das casas de banho para orientar os trabalhos!
Ter mais tempo para escolher os materiais da obra também significa que tem mais tempo para procurar alternativas e economizar nas renovações.
Compre os materiais com antecedência
A planificação da obra também permite calcular exactamente a quantidade de materiais que precisa de comprar – quantos metros quadrados de cerâmica, quantos litros de tinta, quantas torneiras de esquadrias, quantas toneladas de cimento. Portanto, agora só falta escolher e encomendar os materiais. Assegure-se que encomenda tudo com antecedência para estarem disponíveis na altura certa.
Já agora, um conselho de quem tem experiência: mesmo que lhe digam que demora apenas “x dias a chegar”, tente encomendar antes da data limite. Muitas lojas, incluindo o Leroy Merlin, esperam para acumular uma determinada quantidade de materiais até contactar o fornecedor, o que pode gerar atrasos. Além disso, mesmo que os materiais estejam em stock, é melhor assegurar-se que encomenda tudo do mesmo lote.
Acompanhe a obra dia a dia
Por fim, uma última dica para ter a certeza que a remodelação é bem sucedida: acompanhe a obra no dia a dia. Se alguma coisa não estiver exactamente como tinha planeado, vai a tempo de dizer logo e de pedir ao empreiteiro para corrigir. Se só der conta mais tarde, pode ser muito mais difícil corrigir o problema (por exemplo, para acrescentar uma tomada, pode ter de levantar toda a cerâmica ou fazer um novo roço, etc).
De resto, fazer visitas regulares à obra é uma forma de mostrar que está atento e manter a sua autoridade. Por mais que confie no empreiteiro e nos profissionais, convém verificar se estão a cumprir os prazos, a utilizar os materiais correctos e se a obra está a avançar como previsto. Para evitar que os funcionários pensem que está a “espiar”, pode ir ao fim do dia, quando já não estiverem a trabalhar na obra.