Vai fazer a sua cozinha por medida? Preste atenção!



Se vai fazer um grande investimento a remodelar a sua cozinha, é importante ficar com móveis de que não se vá arrepender e que lhe durem “uma vida”. Uma das coisas que é muito fácil esquecermo-nos são as medidas ideais para os móveis, mas esse é um passo essencial para remodelar a cozinha de forma ergonómica. Os profissionais de decoração de interior já chegaram à conclusão de quais são as dimensões perfeitas.


Os móveis inferiores têm 60 centímetros de profundidade.

Esta é medida ideal para que consiga ter móveis de um lado e de outro da cozinha e continuar a ter bastante espaço de circulação no meio - a menos, claro, que a sua cozinha seja demasiado pequena e só consiga ter uma ‘kitchenette’ numa das paredes. Além disso, 60 centímetros é a medida padrão da maioria dos electrodomésticos, como o fogão.

Deixe pelo menos 1.20m entre os móveis.

Ainda não sabe se deve colocar móveis de ambos os lados da parede ou só num? Assuma que os móveis vão ter 60cm de profundidade de veja o espaço que fica no meio. Segundo os profissionais de decoração de interior, deve haver pelo menos 1.20 m de espaço entre os móveis para circular e instalar os electrodomésticos.

Os móveis superiores devem ser 20cm mais pequenos. 

Os móveis superiores devem ter menos 20 centímetros de largura do que os inferiores. Este é o tamanho ideal para conseguir fazer pleno usufruto da bancada e para abrir os móveis superiores sem ter que se desviar. 


A altura dos móveis pode variar.

Sem dúvida, uma das últimas tendências da decoração de interiores de cozinha é embutir todos os electrodomésticos, incluindo o forno e o microondas. No entanto, deve ter em atenção a altura em que os coloca: a porta não deve ficar acima do metro e meio. Caso contrário, terá dificuldade em tirar as suas iguarias do forno! Ajuste a altura da sua banca conforme explicado na figura acima.







Uma maneira de ter uma cozinha nova sem gastar mais do que o necessário é entrar directamente em contacto com os fabricantes. Caso resida na zona norte, poderá também falar com decoradores de interiores em Braga e no Porto que usam matéria prima e mão de obra da região. Muitas vezes, estendem a sua entrega ao Centro e Sul do país.

Mensagens populares deste blogue

Remodelação inacreditável

Prevenção de incêndios em terrenos urbanos 2018

Onde comprar mobiliário barato em Setúbal?