Topógrafos em Setúbal para Obras Públicas


A exigência cada vez maior dos projectos de engenharia leva a que os topógrafos tenham um papel fundamental nas obras públicas. Aliás, muitas Câmaras Municipais já têm gabinetes de apoio técnico e topografia. Apesar do distrito de Setúbal ter um relevo pouco acidentado, composto maioritariamente por planícies, os topógrafos em Setúbal continuam a ser tão essenciais para as obras públicas como no resto do país.

Topografia e Obras Públicas

Os engenheiros portugueses sempre tiveram uma formação sólida em topografia, mas o aumento das obras públicas durante as décadas de 40 e 50 fez com que, aos poucos, a profissão de topógrafo se fosse separando de engenheiro. A topografia é uma ciência meticulosa que obedece às suas próprias regras e, de certa forma, estaria a evitar que os engenheiros se concentrassem inteiramente no projecto e na supervisão das obras.

Nos anos 40 e 50, grande parte do território nacional ainda não estava cartografado. A isto juntava-se a necessidade de cartografar também os territórios de Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné. Sem esse conhecimento cartográfico, não se teriam construído barragens de grande dimensão, aeroportos, refinarias e estradas um pouco por todo o território.

À medida que o século XX foi passando, foram-se melhorando as infra-estruturas de Portugal. Consequentemente, o número de obras públicas aumentou de década para década. As exigências feitas pelos engenheiros civis, essas também aumentaram: hoje em dia é preciso fazer medições milimétricas, vigiar as deformações do relevo, assinalar atentamente os locais para a colocação de pilares para grandes pontes e viadutos. Sem o grande trabalho de topógrafos em Setúbal, dificilmente teríamos as duas pontes que ligam a Margem Sul a Lisboa.

É o grande trabalho dos topógrafos em Setúbal que permitem a construção de obras duradouras e de infra-estruturas seguras para os cidadãos. Por isso, nunca devemos menosprezar o valor do seu trabalho! Apesar de existirem alguns gabinetes de topografia em Setúbal, a forma mais fácil de encontrar topógrafos em Setúbal é procurar em plataformas de prestadores de serviços, como a startup portuguesa Fixando.

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar