Contratar arquitetos para fazer remodelações em casa: um investimento
![]() |
Fonte |
Há cerca de um ano, numa reunião de antigos colegas de curso, uma amiga queixava-se de uma remodelação que tinha feito na casa de banho. O objectivo era torná-la acessível a pessoas com mobilidade reduzida; planeou tudo em conjunto com o marido e com o encarregado de obras. Resultado? A porta ficou com menos largura do que a necessária para entrar uma cadeira de rodas. Compondo a porta, o interior da casa de banho não tem espaço para manobrar a cadeira de forma a que a pessoa entre para o duche.
Quando remodelar a casa envolve reconstruir uma certa divisão ou criar uma nova (por exemplo, fazer mais uma casa de banho ou dividir a sala para ter mais um quarto), então acho que contratar um arquiteto pode poupar muitos erros e preocupações. Em casos com o dessa colega, poupa um segundo investimento para corrigir os erros e refazer todo o trabalho… Como alguém me disse uma vez, “o barato sai caro”.
Outro ponto em que os arquitetos podem ajudar é na escolha dos materiais. Nós nem sempre temos o conhecimento necessário para perceber quais são os materiais mais adequados para a nossa casa ou para conseguir o efeito que queremos, portanto vale a pena pedir a um arquiteto que faça o projecto de obra (inclui as medições e escolha de materiais).
Se tiver ainda possibilidade de apostar no planeamento, outra coisa que pode fazer com o arquitecto é um planeamento 3D do resultado final. Quer ter todos os dados para tomar uma decisão? Peça proposta a arquitetos em Lisboa ou arquitetos no Porto!