Contratar arquitetos para fazer remodelações em casa: um investimento

Fonte
Quando falamos em remodelações em casa, quase sempre nos sentimos constrangidos pelos orçamentos elevados. Fazer obras em casa é tão caro que achamos que podemos fazer tudo sozinhos; planear, escolher os materiais e, em alguns casos, até executar as alterações. Mas se tem possibilidades, contratar um arquiteto é um investimento a longo prazo e até lhe pode ajudar a poupar dinheiro. Parece contraditório? Não é: e explico porquê.

Há cerca de um ano, numa reunião de antigos colegas de curso, uma amiga queixava-se de uma remodelação que tinha feito na casa de banho. O objectivo era torná-la acessível a pessoas com mobilidade reduzida; planeou tudo em conjunto com o marido e com o encarregado de obras. Resultado? A porta ficou com menos largura do que a necessária para entrar uma cadeira de rodas. Compondo a porta, o interior da casa de banho não tem espaço para manobrar a cadeira de forma a que a pessoa entre para o duche.

Quando remodelar a casa envolve reconstruir uma certa divisão ou criar uma nova (por exemplo, fazer mais uma casa de banho ou dividir a sala para ter mais um quarto), então acho que contratar um arquiteto pode poupar muitos erros e preocupações. Em casos com o dessa colega, poupa um segundo investimento para corrigir os erros e refazer todo o trabalho… Como alguém me disse uma vez, “o barato sai caro”.

Outro ponto em que os arquitetos podem ajudar é na escolha dos materiais. Nós nem sempre temos o conhecimento necessário para perceber quais são os materiais mais adequados para a nossa casa ou para conseguir o efeito que queremos, portanto vale a pena pedir a um arquiteto que faça o projecto de obra (inclui as medições e escolha de materiais).

Se tiver ainda possibilidade de apostar no planeamento, outra coisa que pode fazer com o arquitecto é um planeamento 3D do resultado final. Quer ter todos os dados para tomar uma decisão? Peça proposta a arquitetos em Lisboa ou arquitetos no Porto!

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar