Limpeza de terrenos em Viseu: ainda há tempo!



Tal como todos os outros distritos do interior do país, o Verão no distrito de Viseu costuma ser caracterizado por temperaturas altas e trovoadas secas, ambos dois factores decisivos nos incêndios de origem natural. A isto junta-se uma limpeza de terrenos que nem sempre é perfeita, mesmo quando são terrenos sob a tutela estatal. Mas, enquanto há tempo, há esperança de evitar a tragédia: ainda há dezenas de empresas e técnicos de limpeza de terrenos em Viseu a fazer o seu trabalho.


Apesar de muitos distritos terem mais área florestal do que Viseu, existe uma actividade agrícola considerável, especialmente na zona do Dão-Lafões, e jóias naturais como a zona de S. Pedro do Sul. A necessidade de proteger este património é tanta que o Fórum Viseu Educa anunciou que a comunidade escolar vai dedicar o próximo ano lectivo (que começa em Setembro) às alterações climáticas e à defesa da floresta.


O autarca Nuno Marinho esclareceu que o objectivo é “começar pelas crianças e pelos jovens” para desenvolver um plano de acção “de sensibilização e adaptação às alterações climáticas e também da defesa da floresta contra os incêndios”. Entre as actividades previstas estão workshops e plantação de árvores.


Mas enquanto o novo ano lectivo não chega - e enquanto as crianças não puderem tomar o nosso lugar - é importante assumir as nossas responsabilidades. Se tem um terreno baldio que ainda não limpou, um terreno florestal com ervas daninhas a crescer ou um terreno abandonado, ainda vai a tempo de procurar técnicos de limpeza florestal em Viseu (procure com base no código postal). Prevenir é sempre melhor que remediar.


Se não mora em Viseu - se mora em Vila Real, em Bragança, no Minho, na Beira Litoral ou no Ribatejo, não importa! - lembre-se que cuidar da floresta é uma obrigação de todos. Uma tragédia como a do Pedrogão Grande jamais se poderá repetir! Nunca esqueceremos!

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar