Decoração Sustentável: muito mais que uma tendência



Reaproveitar o “lixo” para fazer decoração de interiores. Esta é a filosofia da decoração sustentável, que tem cada vez mais adeptos em Portugal. A reutilização de materiais que, em princípio, acabariam no lixo, está por detrás do mobiliário em paletes de madeira e da mobília em OSB. 


O objectivo é ter uma decoração de interiores bonita e ergonómica, ao mesmo tempo que se evita o desperdício desnecessário de matérias primas. Mas antes de nos lançarmos à mobília, há projectos DIY mais pequenos que pode experimentar. Aqui ficam algumas ideias com a ajuda da Home’s Home.




Caixa com Espelhos



Reaproveite as caixas de cartão e os restos dos materiais de Educação Visual dos miúdos para fazer uma caixa muito divertida. Também pode usar caixas mais pequenas para fazer bases de garrafas ou de copos, mas aí pense em revestir a caixa com um pouco de espuma (reaproveite a espuma que vem com os sapatos, pequenos electrodomésticos, etc).


Candeeiros com Garrafas



Esta tendência não é nova e até já foi adoptada por vários decoradores de interiores. Consiste em aproveitar garrafas de bebidas conhecidas (como whiskey, vodka ou rum) para fazer um candeeiro de mesa. Claro que este projecto exige alguns conhecimentos de electricidade, mas pode procurar no Youtube instruções passo a passo.




Pedras& Arames para fotos



As pedras não vão propriamente para o “lixo”, mas são um material que podem conseguir de forma barata. Podem pintar ao vosso gosto e ficam com uma base para um suporte de fotos único. Depois é só reaproveitar restos de arame para prender a foto e pôr na mesinha de cabeceira.


Latas para Terráquios 

                                                

Aproveite o fundo das latas de feijão e salsicha para fazer terráquios. Limpe-as bem, revista com conchas e pedras da praia e com plantas. Depois use película grossa para as tapar (às vezes as capas e as películas de telemóvel têm embalagens semelhantes - tente reaproveitar) e o terráquio está pronto! Um bocadinho de verde é sempre essencial na decoração de interiores, pois dá uma sensação de bem-estar a quem habita a casa.




Gostaram destes projectos de decoração de interiores DIY?

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar