Qual é a vantagem de contratar um topógrafo?



Talvez nunca tenha ouvido falar em topografia. Mas se vai começar a construir uma casa, certamente que é apenas uma questão de tempo até precisar de contratar um topógrafo. Para quem não sabe, um topógrafo é uma pessoa que estudo o terreno - a sua altitude, inclinação, tamanho exacto, a área e as infraestruturas circundantes. 


Se ainda não percebeu porque é o topógrafo é assim tão importante, vamos explicar três vantagens de contratar um: 

1º É obrigatório.


Não tem nada a ganhar em adiar este passo. Pode ignorar os primeiros pedidos do arquitecto ou do engenheiro civil responsável, mas terá que pedir um estudo topográfico para requisitar a aprovação do projecto na Câmara Municipal. Caso contrário, arrisca-se a que obra não seja aprovada - ou a começar a construção de forma ilegal e incorrer em coimas pesadas.


2º É mais seguro.


Quando fizer um estudo topográfico, não se limite ao essencial - ou seja, aquilo que deve entregar na Câmara Municipal. Quanto mais informações reunir sobre o terreno, mais fácil será fazer o planeamento da casa. O plano topográfico ajuda o engenheiro civil a perceber onde é que os alicerces ficam mais seguros e a preparar-se consoante a inclinação do terreno, por exemplo.


3º Prepare gastos inesperados.


Muitas vezes, gasta-se dinheiro para depois poupar dinheiro. Ao pedir um estudo topográfico, ficará a saber quais são as ligações de água, electricidade, gás e saneamento mais próximas da sua casa. Se o terreno não estiver servido destas infraestruturas, terá que pagar para fazer as devidas ligações. Saber de antemão com o que contar permite incluir este valor no crédito habitação ou, pelo menos, para se preparar a tempo e procurar orçamentos.


Se está finalmente decidido a pedir um estudo topográfico do seu terreno, deixo aqui um link para procurar topógrafos no Porto e topógrafos em Lisboa. De certeza que, um dia mais tarde, me vão agradecer!

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar