Sabia que a chaminé do seu prédio é um risco de incêndio?




Assim que chega o Inverno, milhares de Portugueses decidem ligar a lareira para se aquecer. Talvez vocês pertençam a esse grupo. Mas depois de anos a acender a lareira, como é que pode garantir que a chaminé não está suja e entupida?



A resposta é: não pode. Sempre que acendemos uma lareira, grande parte dos gases e os fumos acumulam-se na chaminé. Esta substância chama-se “creosoto” e é, supreendam-se, inflamável. Ou seja, as chaminés tornam-se no ambiente ideal para um incêndio.


No caso de só ter uma lareira, demora muito tempo até essa substância se tornar realmente perigosa. Também é possível que o tipo de queimada influencie a velocidade a que se acumulam esses excessos. Mas no caso dos prédios, em que há chaminés partilhadas por dezenas de apartamentos, a situação é bastante diferente. Afinal de contas, tudo se multiplica por várias habitações.


Se tem uma lareira na sua sala, usa a mesma chaminé do seu vizinho debaixo e dos vizinhos acima. Por isso, num prédio de 5 andares, a mesma chaminé corresponde pelo menos a mais 4 pessoas. Multiplique isto por vários anos e tem a receita para o desastre. Aliás, grande parte dos incêndios no Inverno começam em chaminés - pelo menos de acordo com a Autoridade Nacional da Proteção Civil e com a DECO.


Portanto, o condomínio devia ter a obrigação de limpar as chaminés. No entanto, não há qualquer obrigação legal. É dever dos condóminos exigir a limpeza das chaminés e dos tubos de exaustão, entre outros, com frequência. Fale deste assunto na próxima reunião de condomínio e alerte os seus vizinhos para o perigo que as chaminés podem representar.



Se não quer confiar nos anúncios de limpa-chaminés colados em postes da eletricidade, pode procurar serviços de limpa de chaminés no Porto e limpa chaminés em Lisboa online e pedir referências de antigos trabalhos. Receba os meses mais frios do ano com segurança!

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar