Como aproveitar o espaço ao máximo



Quando estava na Universidade, passei algum tempo a estudar em Madrid. Na altura aluguei um estúdio “abuhardillado”, como eles chamam aos aproveitamentos de sótão. Quando vi o estúdio pela primeira vez pensei que era tão pequeno que mal teria espaço para me espreguiçar de manhã sem bater no frigorífico. Mas com o tempo aprendi a aproveitar o espaço ao máximo e cheguei até a receber visitas. Este tipo de casas já é normal em cidades como Madrid há anos, e em Paris chegamos a extremos de casas com 7 ou 8 m2. Agora, estão a chegar a Porto e a Lisboa e nós também temos que aprender a aproveitar o espaço ao máximo. 




Fazer um piso mezanino 


Quando o espaço escasseia, podemos expandir em altura. As casas antigas têm pé-direitos altos, o que significa que pode fazer um piso mezanino e aumentar o espaço útil. Se não pode fazer obras em casa e está apenas a tentar decorar, na IKEA já tem móveis combinados - cama em cima, escritório (secretária) em baixo. Parece-me uma excelente opção para estudantes!




Estantes nas paredes


As estantes nas paredes permitem aproveitar o espaço todo até ao tecto. Os livros podem ficar em estantes por cima da cama ou da secretária. O hall, que geralmente é um espaço subaproveitado, também pode ter estantes pequenas para colocar sapatos, chapéus ou até produtos de limpeza. As estantes podem ser usadas em qualquer parte da casa para criar arrumação: sim, até na casa de banho!




Roupeiros abertos


Falta sempre espaço para a roupa no quarto? Ocupe uma parede inteira com um roupeiro aberto. Isto permite aproveitar todo o espaço disponível, especialmente se tiver módulos diferentes para diferentes tipos de roupa. O facto de ser um roupeiro aberto faz com que não seja tão pesado e dá um ar mais cuidado a um espaço pequeno.




Arrumação debaixo da cama


Arrumação invisível: porque não aproveitar o espaço debaixo da cama? Há três maneiras de usar esse espaço. O primeiro é ter uma segunda cama num gavetão, para receber visitar. O segundo é ter gavetas por baixo da cama para arrumar lençóis ou mantas - o melhor é ter o gavetão que se transformar em segunda cama e as gavetas. A terceira opção, caso tenha um orçamento mais generoso, é comprar um sommier. 

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar