Como recuperar o jardim com a chegada da primavera




A Primavera chegou em força e os jardins estão a florescer… excepto o seu. Se o seu jardim não está exactamente como gostaria, aqui ficam algumas dicas para recuperar o seu jardim. 






Podar. Saber quando e como podar é um dos maiores segredos para ter árvores e arbustos frondosos. Convém retirar os galhos mortos e retirar árvores doentes, pois existe o risco da doença se propagar para outras árvores.




Proteger as plantas. Apesar da Primavera não ser uma estação fria, há sempre a possibilidade de alguns dias mais frios, com granizo ou de chuvas fortes. Para que as árvores de fruto floresçam, deve protegê-las desses riscos.\




Replantar. Se algumas das suas plantas não refloresceram depois do Inverno, está na hora de replantar. Pode replantar bulbos para o próximo ano ou plantas mais tardias, para florescerem apenas no Verão.




Adubar. Os solos portugueses não são ricos - quase sempre precisam de potássio e magnésio. Se quer que as suas plantas cresçam fortes e saudáveis, é importante adubar os terrenos no início da Primavera.





Cortar a relva. Um relvado fica sempre bem, mas exige cuidados. Se o seu relvado está cheio de grama, contacte um jardineiro para cortar, fertilizar e replantar o relvado. Para aguentar bem todo o Verão, pode instalar um sistema de rega.



Rega gota-a-gota. Com a falta de chuva, é preciso regar os canteiros mesmo em Abril! Para não gastar demasiada água opte por um sistema de rega a conta-gotas. O fluxo constante de água mantêm a planta hidratada sem gastar demasiado.



Cuidar do alpendre e dos caminhos. Recuperar o jardim não é apenas tratar das plantas! Se quer ter um espaço agradável onde aproveitar todas as noites de Verão, arranje o alpendre, os caminhos do jardim e os toldos para dar sombra! 




Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar