Como escolher a casa certa para si

Comprar e vender casa é uma das decisões mais importantes da sua vida. Mas como é que sabe qual é a casa certa para si?




Localização
Está a escolher o sítio onde vai viver durante anos. Por isso, é importante que a casa seja um sítio de que goste. Pense em como será acordar ali todos os dias, como será o trajecto até ao trabalho, se está perto de supermercados e serviços, etc. No caso de precisar de carro para o dia-a-dia, não se esqueça de pensar no estacionamento e no trânsito.


Os Materiais
Os materiais e os acabamentos da casa são outro ponto que deve ter em conta na compra da casa. Tente procurar acabamentos resistentes e duráveis, pois não terá de fazer obras tão cedo. Mas, sobretudo, não deixe de reparar em aspectos mais técnicos como o isolamento das paredes, as janelas e as coberturas. Esta informação está no Certificado Energético da casa; verifique-a. 


O Preço
Obviamente, outro aspecto a ter em conta na compra da casa certa para si é o preço. Estabeleça um limite – o dinheiro da entrada deve corresponder a 20% do total. Já a prestação mensal do empréstimo não deve superar os 30% do agregado familiar. Tenha também em conta a avaliação do imóvel para perceber se está a fazer investimento oportuno ou não. 


A Arrumação & Dimensão 
É fácil pensar que a falta de arrumação é um problema que se “resolve depois”. Mas não é bem assim, porque é impossível “inventar” espaço. Assim sendo, e tendo em conta a dimensão da sua família, pondere bem se a casa tem espaço suficiente para que não pareça sempre uma bagunça e cada um tenha o seu espaço.


Gosto Pessoal
Finalmente, mas não menos importante, o seu gosto pessoal! É a sua casa, por isso o seu gosto também conta. Gosta de janelas amplas com luz natural? Valoriza ter lareira ou aquecimento? Se tiver uma lista sobre de coisas que a casa precisa de ter, fica mais fácil definir parâmetros de pesquisa. 

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar