Como funcionam os alarmes e os sensores de movimento?


Bernard Hermant


Os sensores de movimento (também chamados de “sensores de presença”) não são todos iguais. Fique a conhecer quais são os diferentes tipos de sensores de movimento e de sistemas de alarme.


Tipos de sensores


Conhecer bem o tipo de sensores é essencial para perceber como funcionam e como reparar os alarmes em caso de necessidade.



  • Sensores infravermelhos. Detectam a presença de um intruso através do calor. Apesar de não vermos os infravermelhos, os fotões verificam a temperatura. Sempre que coincidem com temperaturas entre os 36 e os 40º, o alarme dispara. Devido a este mecanismo de funcionamento, não é recomendável ficar exposto ao sol ou perto de lareiras e radiadores.
  • Sensores microondas. Não, não é só para aquecer a água e o leite. As microondas também podem ser usadas em sensores de presença. Sempre que há uma interrupção no padrão, considera-se que há um intruso e o alarme começa a soar.
  • Sensores acústicos. Em vez de usar ondas infravermelhas ou microondas, este tipo de sensor usa as ondas acústicas inaudíveis para detectar eco e delatar a presença de intrusos.


Como usar sensores e alarmes


Os sensores de presença podem funcionar de várias formas. Alguns sensores limitam-se a fazer um sinal luminoso — este tipo de sensores é comum nas áreas exteriores e a luz acende-se assim que detecta movimentos no jardim. Não os coloque demasiado baixos, ou irão acender sempre que passa um gato ou um cão. Uma empresa especializada na instalação de alarmes poderá ajudá-lo a escolher os melhores locais.


Outros sensores produzem um aviso sonoro, semelhante aos dos alarmes, enquanto outros estão ligados a um segundo alarme, que acciona as forças de segurança, ou a câmaras de vigilância, que começam a gravar no momento em que se detecta a ameaça. Estes sistemas de vigilância são mais complexos de implementar, mas são uma opção cada vez mais popular e uma das escolhas mais seguras para proteger a sua casa.


Independentemente do mecanismo, os sensores são "armas" discretas que não chamam a atenção dos intrusos. É bem provável que apanhe o ladrão desprevenido com um sensor.

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar