Como aplicar a cera no chão? 5 Dicas



Todos nós gostamos de ver um chão em madeira bem cuidado. Infelizmente, a madeira desgasta-se e risca-se com facilidade, especialmente se arrastar os móveis. Há duas opções para restaurar o brilho do piso: aplicar cera no chão ou envernizar a madeira novamente.


Envernizar a madeira é um tratamento de longa-duração que protege a madeira. A cera é uma solução a curto-prazo, pois precisa de aplicar a cera no chão regularmente, como se fosse parte de uma limpeza geral. Contudo, é uma opção económica e fácil de executar


Aplicar a cera no chão deixa os tacos de madeira brilhantes, disfarça os riscos e mantém um aspecto elegante. Além disso, a cera evita que madeira se deteriore com a humidade ou acabe por se retorcer. Siga estas dicas para aplicar cera no chão!


  1. Antes de aplicar qualquer tipo de cera ou abrilhantador, deve limpar o piso. Precisa de limpar o pó e a sujidade para que não fiquem “areias” por baixo da cera. Recomendamos fazer isto depois de uma limpeza a fundo.
  2. Use um pano suave e limpo, por exemplo de algodão, para aplicar a cera e esfregar no chão.
  3. Não coloque muita cera de uma vez só. É melhor aplicar uma camada leve para evitar que se formem bolhas de cera no chão.
  4. Quando estiver seco, passe uma toalha limpa pelo chão. Em alternativa, se tiver possibilidade de comprar um equipamento do género, pode usar um polidor de chão para dar o toque final.
  5. Espere até que o chão seque bem para aplicar outra camada (siga os mesmos passos), caso seja necessário. Fica a seu critério!

Tenha em atenção que, se o chão estiver muito riscado, nem a cera nem o verniz são o suficiente para disfarçar. Se tem um chão antigo para restaurar, recomendamos afagar o chão. Afagar o chão retira a camada superficial da madeira – e portanto também vai baixar o chão, por isso deve ser bem ponderado – mas elimina os riscos. Depois de afagar, deve envernizar para proteger o chão. Procure o preço dos serviços para a casa de modo a averiguar qual é a melhor opção para si.


Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar