Como aplicar a cera no chão? 5 Dicas

Todos nós gostamos de ver um chão em madeira bem cuidado. Infelizmente, a madeira desgasta-se e risca-se com facilidade, especialmente se arrastar os móveis. Há duas opções para restaurar o brilho do piso: aplicar cera no chão ou envernizar a madeira novamente.
Envernizar a madeira é um tratamento de longa-duração que protege a madeira. A cera é uma solução a curto-prazo, pois precisa de aplicar a cera no chão regularmente, como se fosse parte de uma limpeza geral. Contudo, é uma opção económica e fácil de executar
Aplicar a cera no chão deixa os tacos de madeira brilhantes, disfarça os riscos e mantém um aspecto elegante. Além disso, a cera evita que madeira se deteriore com a humidade ou acabe por se retorcer. Siga estas dicas para aplicar cera no chão!
- Antes de aplicar qualquer tipo de cera ou abrilhantador, deve limpar o piso. Precisa de limpar o pó e a sujidade para que não fiquem “areias” por baixo da cera. Recomendamos fazer isto depois de uma limpeza a fundo.
- Use um pano suave e limpo, por exemplo de algodão, para aplicar a cera e esfregar no chão.
- Não coloque muita cera de uma vez só. É melhor aplicar uma camada leve para evitar que se formem bolhas de cera no chão.
- Quando estiver seco, passe uma toalha limpa pelo chão. Em alternativa, se tiver possibilidade de comprar um equipamento do género, pode usar um polidor de chão para dar o toque final.
- Espere até que o chão seque bem para aplicar outra camada (siga os mesmos passos), caso seja necessário. Fica a seu critério!
Tenha em atenção que, se o chão estiver muito riscado, nem a cera nem o verniz são o suficiente para disfarçar. Se tem um chão antigo para restaurar, recomendamos afagar o chão. Afagar o chão retira a camada superficial da madeira – e portanto também vai baixar o chão, por isso deve ser bem ponderado – mas elimina os riscos. Depois de afagar, deve envernizar para proteger o chão. Procure o preço dos serviços para a casa de modo a averiguar qual é a melhor opção para si.