Como posso limpar a humidade da minha casa?



Infelizmente, a humidade e os bolores acumulam-se nas paredes de casa com frequência. No entanto, não é impossível limpar a humidade de casa e livrar-se das manchas de bolor. Neste artigo, explicamos como limpar a humidade de casa sem complicações!

Se vai limpar manchas de bolor, precisa de ter alguns cuidados. Use uma máscara para não respirar esporos de bolor e evitar reacções na pele e nos olhos. Também pode usar uma viseira para ter uma camada de protecção extra.

A melhor forma de eliminar o bolor é usar produtos químicos desenvolvidos para o efeito. Isto “mata” o fungo responsável pelo bolor – dizemos “mata” porque o bolor volta a aparecer se estiverem reunidas as condições necessárias (humidade, alimento, pouca luz). As limpezas regulares também ajudam a eliminar o bolor logo ao primeiro sinal. Se tem uma empregada doméstica, deve sensibilizá-la para este problema.

Um dos químicos mais comuns para retirar o bolor é a lixívia. A lixívia mata o bolor por completo, desde que faça uma mistura altamente concentrada: metade lixívia, metade água. Depois, use um borrifador (desde que esteja com a cara protegida) e deixe actuar 10 minutos antes de limpar.

A água oxigenada é outra opção eficaz para manchas pequenas. Pode usar a água oxigenada para limpar as juntas dos azulejos na cozinha e na casa de banho, por exemplo. O método de aplicação é o mesmo da lixívia.

Além destas duas alternativas comuns, há uma série de produtos para bolor disponíveis no mercado. A maioria é bastante agressiva, e deve prestar sempre às instruções da embalagem para os aplicar.

Depois de retirar o bolor, deve aplicar um produto anti-bolor para evitar que se volte a formar com a mesma facilidade. As tintas hidrófugas são uma boa opção, até porque provavelmente terá de voltar a pintar a parede para restaurar o seu estado original.
 
No caso de ter um bolor muito avançado, ou de não ter escadotes e materiais que lhe permitam limpar o tecto em segurança, pode procurar um serviço de limpeza a fundo na Fixando.

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar