Tarefas domésticas para os mais pequenos? Como os manter ocupados?




As tarefas domésticas podem ser uma forma de manter os mais pequenos entretidos, ao mesmo tempo que ganham responsabilidade pelo seu espaço e os seus pertences. Deixo aqui 4 tarefas que os mais pequenos podem fazer sem dificuldade e dar algum tempo livre aos pais!

Fazer a cama. 🛌

A primeira tarefa doméstica que os mais pequenotes podem aprender é fazer a cama. Criar o hábito de fazer a cama todos os dias, tirar os lençóis uma vez por semana para lavar e colocar lençóis lavados é muito positivo. Assim, começam a aprender a arrumar o próprio quarto antes de chegarem aos terríveis anos da adolescência!

Pôr a mesa! 🍽️

Outra tarefa doméstica que os mais pequenos podem fazer é pôr a mesa. A partir do momento em que chegam à mesa, podem ajudar a colocar os pratos, os talheres, os copos e os guardanapos na mesa. Além disso, é óptimo para aprenderem a comer “como gente grande”, de garfo e faca – e sem trocar a ordem! Já agora… porque não levantar a mesa no final?

Dobrar a roupa. 🧺

A partir dos 3 anos, as crianças podem dobrar a própria roupa. Não é uma tarefa difícil e até se podem manter ocupados a fazê-lo, como se fosse a roupa dos bonecos que têm. Tal como fazer a cama, dá-lhes um sentido de responsabilidade do seu espaço. Se conseguirem chegar a todas as gavetas e ao guarda-fatos, até podem arrumar a própria roupa!

Cozinhar. 🧑‍🍳

Finalmente, temos cozinhar. Cozinhar exige sempre a presença de um adulto, mas a prova de que as crianças conseguem cozinhar (e muito bem) está nas centenas de edições do Masterchef Júnior feitas por este mundo fora. Há receitas, como amassar pão ou fazer muffins, que são muito divertidas para os mais pequenos. E quem é que nunca rapou a taça do bolo ainda cru?


Claro que, para quem tem crianças muito pequenas, nunca há mãos a mais a tentar limpar a casa. Procure empregadas domésticas em Lisboa ou empregadas domésticas no Porto para tirar algum tempo livre para si!


Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar