Como realizar uma limpeza profunda de azulejo?





Os azulejos da casa de banho e da cozinha sujam-se com muita frequência. Ao longo do tempo, as juntas começam a ficar pretas, acumulam-se fungos e, às vezes, é o próprio azulejo a ficar escuro. Se precisa de realizar uma limpeza profunda do azulejo.


Use produtos de limpeza caseiros para azulejos


Se quer evitar os produtos tóxicos, comece por tentar com produtos caseiros. Um dos melhores produtos para limpar os azulejos é o vinagre, tanto o vinagre vinho branco como o vinagre de sidra de maçã. O vinagre tem uma grande concentração de ácido acético, que funciona como desinfectante e desengordurante. Misture o vinagre na mesma proporção que a água, borrife nos azulejos e limpe com um pano seco. Também pode misturar com limão ou com bicarbonato de sódio.


Lavagem com jactos de água


Outra forma de lavar os azulejos muito sujos, especialmente se for uma tijoleira no chão (por exemplo, de um terraço, garagem, etc) ou azulejos de exterior é a lavagem com um jacto de água de alta pressão. Apesar de usar muita água, este tipo de lavagem não necessita de químicos nem liberta substâncias tóxicas, ao contrário de muitos produtos específicos para lavar azulejos.

Lavagem de azulejos com anti-bolor


Se os seus azulejos acumularam muito bolor nas juntas, pode usar um produto próprio anti-bolor (antifúngico). Geralmente estes produtos são altamente nocivos e precisa de usar material de protecção para os aplicar. Siga as instruções da embalagem, aplique, lave com água abundante e depois deixe ventilar bem o espaço. Muitas vezes este é o único tratamento capaz de retirar “o preto” das juntas e do silicone, mas deve ser usado em último recurso.

Como sempre, lembre-se que é mais fácil fazer uma limpeza regular de azulejos do que fazer uma limpeza profunda quando já estão muito sujos. Se precisa de ajuda com a limpeza regular da sua casa, procure aqui limpezas domésticas no Porto e limpezas domésticas em Lisboa.

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar