Quando e como renovar o capoto da minha casa?



O sistema de capoto (também conhecido como sistema ETICS) aumenta o conforto térmico da sua casa. Isto acontece porque o capoto reduz a humidade, o que impermeabiliza as paredes exteriores e impede que apareçam bolores.


Mas porque dizemos “sistema”? Porque o “capoto” é constituído por várias camadas: a cola, o isolamento, uma camada com fibra de vidro, um primário e o revestimento final. É esta combinação de camadas que diminui a transmissão térmica da habitação (isto é, há menos trocas com o exterior) e lhe permite poupar em aquecimento a longo prazo.


Outra das grandes vantagens é que o capoto é compatível com vários tipos de acabamento, por isso renovar a sua casa com capoto não implica alterar o estilo da fachada. Assim sendo, o capoto é perfeito para reabilitações de casas degradadas ou com uma eficiência energética reduzida.


Em relação a quando remodelar a sua casa com capoto, pode fazê-lo em qualquer altura do ano. No entanto, tal como a impermeabilização de terraços e varandas, é preferível fazer a remodelação no Verão. Assim, ao chegar ao próximo Inverno, começa logo a ter retorno no seu investimento.

Mas, se vive num prédio e o condomínio não está de acordo com revestir o edifício a capoto, tem outra solução. Pode colocar pladur nas suas paredes do seu apartamento. Deve usar o pladur em todas as paredes viradas para a rua e nos tectos que estão em contacto com o telhado ou terraço.


Nesse caso, pesquise quanto custa uma instalação de pladur em Lisboa e uma instalação de pladur no Porto. Como é uma obra apenas na sua fracção, ninguém o pode impedir!


Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar