Quando e como renovar o capoto da minha casa?
O sistema de capoto (também conhecido como sistema ETICS) aumenta o conforto térmico da sua casa. Isto acontece porque o capoto reduz a humidade, o que impermeabiliza as paredes exteriores e impede que apareçam bolores.
Mas porque dizemos “sistema”? Porque o “capoto” é constituído por várias camadas: a cola, o isolamento, uma camada com fibra de vidro, um primário e o revestimento final. É esta combinação de camadas que diminui a transmissão térmica da habitação (isto é, há menos trocas com o exterior) e lhe permite poupar em aquecimento a longo prazo.
Outra das grandes vantagens é que o capoto é compatível com vários tipos de acabamento, por isso renovar a sua casa com capoto não implica alterar o estilo da fachada. Assim sendo, o capoto é perfeito para reabilitações de casas degradadas ou com uma eficiência energética reduzida.
Em relação a quando remodelar a sua casa com capoto, pode fazê-lo em qualquer altura do ano. No entanto, tal como a impermeabilização de terraços e varandas, é preferível fazer a remodelação no Verão. Assim, ao chegar ao próximo Inverno, começa logo a ter retorno no seu investimento.
Mas, se vive num prédio e o condomínio não está de acordo com revestir o edifício a capoto, tem outra solução. Pode colocar pladur nas suas paredes do seu apartamento. Deve usar o pladur em todas as paredes viradas para a rua e nos tectos que estão em contacto com o telhado ou terraço.
Nesse caso, pesquise quanto custa uma instalação de pladur em Lisboa e uma instalação de pladur no Porto. Como é uma obra apenas na sua fracção, ninguém o pode impedir!