Cozinhas por medida: tudo o que precisa de saber



Já todos sonhamos com ter uma cozinha de casa diferente. Com uma ilha ao centro, com mais arrumação, com uma pia maior, com armários de outra cor… Enfim, as possibilidades são quase ilimitadas. Por isso, talvez esteja a pensar fazer uma cozinha por medida, que corresponda exactamente ao que sempre imaginou.


Ora bem, em primeiro lugar é preciso ter em consideração que as cozinhas por medida são mais caras do que os conjuntos pré-feitos que encontra em algumas grandes superfícies comerciais. No entanto, o benefício é que pode fazer armários que se encaixam exactamente ao espaço que tem disponível e escolher todos os acabamentos.


Mas, se é verdade que pode escolher todos os materiais e acabamentos, também é verdade que a qualidade das cozinhas por medida varia muito. Geralmente, vai ter duas opções para o interior dos móveis: MDF e contraplacado marítimo. O MDF é mais económico e o que costuma ver nas gamas mais baratas do IKEA ou do Leroy Merlin, por exemplo. O contraplacado é mais resistente à água.


Para o exterior, normalmente há três opções. A melamina é o mais comum (e também o que costuma encontrar nas cozinhas das grandes superfícies), já que consegue imitar qualquer tipo de madeira. O termolaminado é mais resistente e mais brilhante, embora menos brilhante do que o lacado. Os móveis lacados são sempre a opção mais dispendiosa.


A outra grande decisão que vai ter de tomar é em relação ao tampo. Há bons achados com pedras artificiais, mas a opção com melhor qualidade/preço costumam ser os granitos e o mármore. A opção mais dispendiosa, e a grande tendência do momento, são os tampos a corian, silestone e dekton. No entanto, tenha em consideração que estes últimos nem sempre são fáceis de limpar e danificam-se facilmente com temperaturas alturas.

Se está a pensar remodelar a sua cozinha, procure empresas de remodelação no Porto e empresas de remodelação em Lisboa na Fixando para comparar orçamentos. Se está a pensar remodelar toda a casa, fique a saber quanto custa remodelar uma casa.


Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar