Como organizar os custos de um condomínio?




Organizar os custos de um condomínio não é tarefa fácil. Mas, se os seus vizinhos votaram em si na reunião de condomínio, não entre em desespero! Organizar os custos de um condomínio só requer mesmo isso, organização e paciência.


Em primeiro lugar, precisa de fazer uma lista das despesas fixas do condomínio. Isto é, quais são as contas que o condomínio tem de pagar todos os meses? Aponte tudo numa tabela e o orçamento para cada uma dessas despesas.


Normalmente, há uma remuneração para a administração do condomínio, a manutenção dos elevadores, as despesas com a limpeza das áreas comuns, com electricidade e água. Muitas vezes, juntam-se despesas de segurança (alarme, por exemplo) ou jardinagem, entre outros.


👉 Quanto custa uma empresa de gestão de condomínios? Se não há nenhum vizinho disponível para administrar o prédio, fique a saber quanto lhe pode custar uma empresa de gestão de condomínios.


Se a administração anterior tiver um orçamento com as despesas habituais, é mais fácil fazer o “levantamento” dos custos anuais. Não se esqueça de verificar os contratos com os prestadores de serviço para confirmar se os valores não se alteram este ano.


Depois, precisa de ter em consideração os custos anuais. Geralmente, isto inclui o seguro multirriscos do prédio, a limpeza das fossas e bombas de água e a inspecção periódica dos elevadores. Contudo, também é possível que precise de fazer uma limpeza à fachada, às caleiras e ao telhado.


Aos custos mensais e anuais deve juntar algum dinheiro para imprevistos. Pode haver uma avaria no portão, partir uma mola do elevador, etc. Por norma, existe um Fundo Comum de Reserva no valor de 10% do orçamento anual para fazer face a estes custos.


Parece-lhe demasiado trabalho? Tem medo de se esquecer de pagar a alguém? Então, é mesmo melhor entregar o trabalho a uma empresa. Pode encontrar uma empresa de gestão de condomínios no Porto ou gestão de condomínios em Braga para se levar da “batata quente”!

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar