Frigorífico Combinado Vs Frigorífico com congelador



O frigorífico combinado tem o congelador na parte de baixo. Por norma, é mais estreito do que os frigoríficos convencionais. A parte do congelador costuma estar dividida em três gavetas, o que lhe permite organizar bem todas as refeições e encontrar alimentos com facilidade. Como são modelos mais recentes, quase sempre vêm com sistemas low frost ou no frost, o que significa que criam menos gelo.


Já os frigoríficos com congelador são os frigoríficos com que todos crescemos. A parte de cima destina-se à congelação e quase sempre está divida por um prateleira. É normal que estes congeladores lhe pareçam maiores do que os congeladores dos combinados, mas é uma ilusão de óptica. Confirme a capacidade do congelador para confirmar!


O que deve ter em atenção tanto num frigorífico combinado como num frigorífico com congelador são as estrelas do congelador. As estrelas do congelador classificam a capacidade que o congelador tem de produzir frio. As estrelas têm o seguinte significado:


* Até -6ºC, conserva congelados até 1 semana.

**Até -12ºC, conserva congelados até 1 mês.

***Até -18ºC, congela alimentos até 1 ano.

**** Até -18 e -24ºC, congela alimentos durante mais tempo e de forma segura!


Outra coisa que deve ter em consideração é a classe climática do aparelho, que lhe permite saber se vai funcionar bem em sua casa, em função da temperatura ambiente. Ou seja, se vive numa zona mais quente, ou se vai ter o frigorífico num compartimento com muito sol, deve procurar uma classe climática adequada:

  • SN, temperatura ambiente de 10 a 32ºC (climas frios)
  • N, temperatura ambiente de 16 a 32ºC (zonas amenas)
  • ST, temperatura ambiente 18ºC a 38ºC (zonas muito quentes)
  • T, temperatura ambiente de 18ºC a 43ºC (apenas necessário no Sul do país)

Existem ainda duas classes alargadas, para zonas com elevadas amplitudes térmicas:

  • SN/ST, de 10 a 38ºC, que se pode justificar para algumas zonas do interior Norte e Centro
  • SN/T, de 10 a 43ºC, que se pode justificar para algumas zonas do interior Centro e Sul

Por isso, mais do que um “frigorífico combinado” ou um “frigorífico com congelador”, procure um que se ajuste ao clima da zona onde mora e ao tipo de congelação que quer fazer! Lembramos que, se o frigorífico começar a acumular muito gelo ou deixar de resfriar, pode sempre contactar um técnico de instalação de electrodomésticos e de reparação do frigorífico.

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar