Como fazer uma desinfestação na cozinha?



Infelizmente, a maioria das pragas domésticas é atraída por açúcar, migalhas e restos de comida. Por isso, a cozinha é um dos locais mais vulneráveis a infestações, incluindo formigas e baratas. Se tem uma praga em casa, siga estes passos para fazer uma desinfestação na cozinha.


1. Identifique a praga


O primeiro passo para desinfestar a casa é identificar a praga. Algumas pragas (como as formigas) são fáceis de detectar e pode comprar logo um produto próprio. No entanto, noutros casos tem de procurar informação ou mesmo contactar uma empresa de controlo de pragas para fazer um reconhecimento do local e chegar ao diagnóstico final. Caso sejam percevejo veja alguma dicas como matar percevejos.


2. Deite fora a comida


Ninguém gosta de deitar comida fora, mas todas as embalagens abertas que podem ter estar em contacto com a praga ou com um spray anti-pragas devem ser descartadas. Quanto à comida ainda em embalagens e à loiça, coloque-as em caixas noutra divisão para poder desinfectar todos os armários sem correr o risco de contaminar os alimentos.


3. Entenda o ciclo de vida da praga


Muitas vezes, não basta aplicar um desinfetante uma única vez para eliminar a praga. Isto acontece porque muitas pragas têm pupas ou ninfas quase invisíveis e que, protegidas pelo casulo, sobrevivem à primeira desinfestação. Por isso, normalmente é conveniente repetir o tratamento algum tempo depois. Se tiver contratado uma empresa de desinfestação, é normal que marquem uma segunda ou até uma terceira visita.


4. Isole melhor potenciais entradas


Para que a praga não volte a reaparecer, é importante tentar isolar bem a zona por onde a praga chegou à sua cozinha. Por exemplo, se as formigas estão a entrar por uma brecha na janela, isole essa zona com silicone. Além disso, tenha cuidado para manter todos os alimentos em tupperwares ou embalagens fechadas para que não volte a atrair insectos e pragas.


Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar