Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar


É muito comum ouvirmos coisas como “o ar condicionado deixa-me constipado” ou “não consigo estar num sítio com ar condicionado porque tenho alergias” ou até que “o ar condicionado do carro me dá dores de cabeça”. No entanto, estas só são meias-verdades: na realidade, há muitos benefícios em instalar um ar condicionado em casa. Não só lhe proporciona mais conforto, sobretudo nestes dias quentes de verão, como ainda melhora a qualidade do ar.


Porque é que as pessoas de queixam do ar condicionado?

Primeiro, precisamos de perceber o motivo dessas queixas tão comuns. A maioria das vezes, os problemas com o ar condicionado são uma consequência de má manutenção. Os ar condicionados, mesmo os domésticos, precisam de uma revisão e manutenção pelo menos uma vez por ano. Se há pessoas mais susceptíveis em casa,  nomeadamente pessoas com alergias, asma, rinite alérgica, sinusite ou imunocomprometidas, deve limpar a cada 3-4 meses.


A manutenção do ar condicionado inclui a limpeza profunda do aparelho, a troca do filtro e a verificação das ligações eléctricas, entre outras coisas. Quando a manutenção do ar condicionado é feita de forma correcta, sobretudo a limpeza e a troca do filtro, é difícil que essas queixas apareçam. Pelo contrário, o ar condicionado até pode ajudar a aumentar o conforto, porque reduz os alergénios e controla a humidade relativa no ar. 


👉 Se precisa de de encontrar um especialista em ar condicionado, que possa fazer a instalação e manutenção do ar condicionado, basta procurar na Fixando.   


Quais são os benefícios de instalar um ar condicionado?

Como já dissemos, o ar condicionado proporciona mais conforto e melhora a qualidade do ar. Mas como? Vejamos os benefícios de instalar um ar condicionado com mais detalhe:


  • Não tem de abrir a janela para ventilar a casa. Se tem problemas respiratórios, abrir a janela na Primavera é convidar as alergias a entrar. Felizmente, o ar condicionado permite ajustar a temperatura no interior sem ter um ataque de espirros! Além disso, ainda evita que entrem pós, fumos e gases da rua para casa, o que diminui a qualidade do ar interior. E também ouve menos ruídos!


  • Controla a humidade no interior da casa. Sabe o que também é um grande alergénio? O bolor. E o bolor forma-se sempre que há condensação dentro de casa (devido à diferença de temperatura) e quando a humidade relativa do ar excede os valores ideias de 40-60%. Como o ar condicionado ajuda a controlar a humidade no interior da casa, provavelmente pode dizer adeus ao desumidificador.


  • Evita o ar demasiado seco. Contudo, não só é a humidade excessiva que pode causar problemas. O ar demasiado seco também é mau para as mucosas, sobretudo nos olhos e no sistema respiratório. Aliás, para quem tem asma, o ar demasiado seco também pode despoletar crises. Por isso, no Verão, o ar condicionado é óptimo para evitar uma humidade relativa abaixo de 40% e manter as condições ideias.


  • Impede a circulação de vírus e outras partículas. Sabia que nos hospitais, em alas onde os pacientes devem estar isolados, se usa o ar condicionado para manter o quarto limpo? Os filtros HEPA, utilizados em muitos ar condicionados, impedem que os vírus e outras partículas se propaguem pelo ar. Por isso, ao contrário do que acredita, o ar condicionado não o deixa doente: pelo contrário! 


  • Conforto térmico: e claro, o principal benefício do ar condicionado é manter a temperaura interior ideal. Ali pelos… 18 e os 22ºC? Aparentemente, a temperatura ideal para dormir e descansar são 18ºC. Mas, para trabalhar, as estatísticas apontam mais para os 21-22ºC. Acima desse valor, a produtividade já baixa! Portanto, se trabalha a partir de casa, o ar condicionado só traz benefícios. Veja aqui mais dicas para aquecer a casa no Inverno.


Surpreendido com todas estas vantagens e com os benefícios do ar condicionado em casa? Ainda bem! Esperamos que tenha compreendido um pouco melhor os mitos e verdades sobre o ar condicionado para tomar uma decisão informada. E agora não perca mais tempo, porque o Verão está aqui e há muitos profissionais que vão de férias nesta altura… Procure já orçamentos para ar condicionado ou, se já tem o equipamento, uma empresa para fazer uma manutenção periódica do ar condicionado.

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria