Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria


Muitas vezes, contratar um carpinteiro acaba por ser preferível a comprar móveis pré-fabricados. Não só porque pode pedir um móvel ou um rodapé completamente feitos à medida para a sua casa, como também pode ter uma surpresa a nível de preço. Então, aqui vão algumas dicas para escolher o serviço de carpintaria certo para o seu projecto de marcenaria. 


1. Pesquise, leia e avalie

A primeira dica para escolher o carpinteiro certo para o seu projecto é a mesma dica que daria para qualquer outro trabalho: pesquise bem as avaliações do profissional! Antes de ir a um restaurante, não procura as reviews no Google Maps? Antes de reservar um hotel, não lê as avaliações do Booking?


Então, ao contratar um carpinteiro não é diferente. Como as avaliações no Google podem ser escritas por familiares e amigos, preste atenção às avaliações de pessoas com várias críticas. A probabilidade de serem honestas é melhor! Veja também as avaliações nas redes sociais, e por aí em diante.


Se encontrar o perfil do profissional numa plataforma de prestadores de serviços (como a Fixando, por exemplo), lembre-se que estas avaliações são confirmadas. Por isso, vale a pena perder tempo e passar o perfil do profissional a pente fino. Se for um perfil novo, peça referências de outros clientes.



2. Preço, preço, preço

Não vale a pena andar às voltas: o preço é sempre um factor a ter em conta. Primeiro, é preciso comparar o preço de contratar um carpinteiro para fazer um roupeiro, uma cozinha ou um corrimão vs comprar um roupeiro ou uma cozinha pré-fabricados e ripas de madeira.


Depois, se começar a suspeitar que contratar um carpinteiro compensa, entra noutra fase. Agora, precisa de conseguir um orçamento competitivo para os trabalhos de carpintaria, e a minha sugestão é procurar carpinteiros no Porto e carpinteiros em Lisboa através da Fixando.


A seguir, vai receber até 5 orçamentos totalmente gratuitos. Compare os diversos orçamentos e as condições que cada profissional oferece para conseguir o melhor preço possível para aquilo que está à procura. Como factores de desempate, use outros items desta lista: avaliações, custo do transporte e da montagem.


3. Transporte e montagem

Se comprar materiais ou móveis em grandes superfícies, como os famosos IKEA ou Leroy Merlin, parece tudo muito barato… até que começa a pensar na logística. O transporte e a montagem não estão incluídos, por isso tem de incluir o preço destes serviços ao orçamento final.


Isto porque, se estava a pensar que consegue levar tudo no seu carro, esqueça – as portas, os rodapés para cortar, os roupeiros e os móveis de cozinha não cabem na mala. Além disso, tem mesmo de contratar ajuda para montar os móveis porque estão pensados para serem montados pelo menos duas pessoas.


Por isso, ao contratar um carpinteiro ou um merceneiro, confirme que o transporte e a montagem estão incluídos no orçamento. No fim, é provável que consiga poupar no transporte e na montagem. E também poupa tempo a estudar as instruções, a encontrar uma carrinha e a montar, claro.


4. Confirme o portfólio

Por último, a minha dica é ver o portfólio de vários carpinteiros. É certo que nem sempre os carpinteiros e os marceneiros, especialmente os que trabalham por conta própria e não para uma empresa, têm um portfólio pronto para mostrar. Mas peça sempre fotos de trabalhos anteriores, nem que sejam de telemóvel.


Em primeiro lugar, convém perceber se o carpinteiro já executou algum projecto como aquele que está à procura. Isso demonstra experiência. Por outro lado, serve para confirmar se o acabamento é perfeito e tal como imagina. A verdadeira dificuldade dos trabalhos de carpintaria é o acabamento!


Depois de ver o portfólio, confirme quais foram os materiais (madeira maciça, mdf, contraplacado, etc), os acabamentos (verniz, lacado, frisos ou molduras decorativas) e as dificuldades do trabalho (lixar, colocar massa de enchimento) dos trabalhos mais parecidos ao seu. 


Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar