Dicas eficazes para uma limpeza profunda da sua casa: passo a passo


Fazer uma limpeza profunda pode parecer uma tarefa assustadora. Mas, com algumas dicas eficazes, pode tornar o processo mais fácil e eficiente. Neste guia passo a passo, vamos dar-lhe dicas eficazes para uma limpeza profunda na sua casa em Portugal. Vamos começar!


1. Prepare-se


Antes de começar a fazer uma limpeza profunda, é importante estar preparado. Reúna todos os materiais e equipamentos de limpeza necessários, como vassouras, esfregonas, o aspirador, produtos de limpeza (naturais ou detergentes), panos, luvas de borracha, baldes e escovas. Certifique-se de que todos os seus materiais estão em boas condições.


2. Estabeleça um plano


Uma limpeza profunda é mais eficaz quando segue um plano bem organizado. Comece por fazer uma lista das áreas da casa que pretende limpar e defina prioridades. Depois, divida o trabalho em tarefas menores e ordenadas. Por exemplo, comece pelas superfícies (parapeitos, móveis, etc) e só depois o chão. A seguir, lembre-se que é melhor aspirar primeiro e passar a esfregona no fim.


3. Arrume antes de limpar


Antes de começar a limpar, é importante arrumar a casa. Vá de divisão em divisão e arrume tudo o que está fora do lugar. Decida o que quer manter, doar, arranjar ou deitar fora. Volte a pôr os livros no lugar e a roupa desarrumada no armário. Quanto mais arrumada estiver a casa, mais fácil será limpar e manter a sua casa organizada a longo prazo.


4. Limpe as partes mais altas


Como dissemos, é melhor começar pelas áreas mais altas da sua casa. Limpe o pó das prateleiras, molduras, candeeiros e outras superfícies elevadas com um pano de microfibra ou um espanador. Certifique-se de usar acessórios apropriados para alcançar locais de difícil acesso. Não se preocupe com o chão, por no fim vai aspirar tudo.


5. Limpe as superfícies


A seguir, concentre-se na limpeza das superfícies. Comece pelas janelas e limpe os vidros com um produto de limpeza para vidros e um pano de microfribra. Depois, limpe todas as superfícies planas, como mesas, bancadas, móveis e armários. Utilize produtos de limpeza adequados para cada tipo de superfície ou soluções naturais com limão, bicarbonato de sódio e vinagre de vinho branco.


6. Não se esqueça dos detalhes


Muitas vezes, as pessoas esquecem-se dos detalhes. No entanto, são estes lugares que alojam sujidade, manchas difíceis de remover e acumulam germes e bactérias ao longo do tempo. Limpe os interruptores e as tomadas, as portas e as maçanetas com um pano húmido com um detergente suave, e deixe secar bem para evitar manchas. 



7. Limpe o exaustor e ar condicionado


Se tem aparelhos de ar condicionado, é importante limpar as pás e as grelhas regularmente. Limpe o exterior com um pano húmido e lave o filtro com água morna. Isso ajudará a manter o ar da sua casa mais limpo! Na cozinha, não se esqueça de trocar o filtro do exaustor e lavar as grelhas. Caso contrário, vai acumular gordura e o exaustor cada vez vai tirar menos os cheiros.


8. Limpe os armários e gavetas


Dedique algum tempo a limpar o interior dos armários e gavetas da sua cozinha, da casa de banho e dos armários. Retire todos os itens, limpe as prateleiras e as superfícies interiores. Finalmente, volte a organizar os objetos para deitar fora o que já não precisa. 


9. Limpe os Electrodomésticos


Os electrodomésticos também requerem atenção durante uma limpeza profunda. Limpe o interior e o exterior do frigorífico, forno, micro-ondas, máquina de lavar loiça e máquina de lavar roupa. O ideal é usar produtos naturais para limpar, como água e limão ou água e vinagre, especialmente nos electrodomésticos que estão em contacto com comida.


10. Limpe as casas de banho


As casas de banho são áreas críticas que exigem uma limpeza minuciosa. Limpe os azulejos, a banheira, o chuveiro, o lavatório e a sanita. Utilize produtos de limpeza desinfetantes, como o vinagre de vinho branco, para eliminar germes e bactérias. Troque as cortinas de duche ou lave-as, se necessário. Limpe o silicone da banheira com uma pasta de vinagre e bicarbonato de sódio.


Recordo que uma limpeza profunda é um processo que pode demorar algum tempo, dependendo do tamanho e do estado da sua casa. Não tenha pressa e faça o trabalho com cuidado para obter os melhores resultados. Com este guia passo a passo e os truques que fui dando, de certeza que a sua casa vai ficar um brinquinho!


Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar