Seleccionando os melhores materiais para a sua obra de remodelação: como isolar bem a casa



O isolamento térmico desempenha um papel fundamental na eficiência energética de qualquer casa. Não só afecta o seu conforto térmico, como melhora o certificado energético da casa e valoriza o imóvel. Por isso, se está a fazer uma remodelação, não menospreze a importância de seleccionar os melhores materiais para a sua obra de remodelação.  


Há várias opções de materiais para isolamento térmico, como o sistema de isolamento térmico exterior (mais conhecido como "capoto"), lã mineral, lã de rocha e poliestireno. Neste artigo, exploraremos quais são os melhores materiais para a sua obra de remodelação e melhorar o isolamento exterior. 


1. Sistema de Isolamento Térmico Exterior (ETICS/capoto)


O sistema de isolamento térmico exterior, ou capoto, é uma escolha cada vez mais popular para as obras de remodelação. Em primeiro lugar, o capoto permite diferentes acabamentos em termos de cores e texturas, pelo que não altera o aspecto da fachada. Em segundo lugar, tem um excelente desempenho em termos de eficiência energética, reduzindo a perda de calor no inverno e mantendo o ambiente fresco no verão. 


Já no que diz respeito a preços, também não é uma má opção. O capoto tem uma boa relação custo benefício, mas pode tirar as teimas e ver o preço do capoto aqui. Geralmente, o preço por m2 do capoto varia entre os 20 e os 35€, consoante a espessura do material. E atenção: o preço não inclui apenas o sistema em si, como também a colocação do capoto


2. Lã Mineral


A lã mineral outro um material de isolamento térmico exterior amplamente utilizado devido à sua eficácia em termos de isolamento térmico e acústico. É feita a partir de fibras minerais como a rocha basáltica ou vidro reciclado. Entre as principais vantagens realçamos a alta resistência ao fogo e o isolamento acústico (que é sempre um bom plus). No entanto, também há desvantagens. 


É possível, por exemplo, que a lã mineral se comprima ao longo do tempo, o que diminui a sua eficácia. Além disso, é sensível à humidade. Porém, devemos realçar que a durabilidade de todos estes materiais, incluindo do capoto e do poliestireno, ainda é desconhecida. Não sabemos quanto tempo vão durar ou como se degradam com o tempo, por exemplo. 



3. Poliestireno Expandido (EPS)


O EPS é um material de isolamento leve e de fácil instalação. Além disso, tem um custo relativamente baixo e é uma óptima opção para projectos com orçamento limitado. Por isso, é uma das camadas mais comuns nos sistemas de capoto. Atenção que existe EPS de diferentes densidades: quanto mais denso, melhor será o isolamento… e também mais caro, claro. 



4. Poliestireno Extrudido (XPS)


Além do poliestireno expandido, temos o poliestireno extrudido (nom de guerre XPS). O  XPS é conhecido por sua alta resistência à água, tornando-o ideal para áreas sujeitas a humidade. Ao contrário da lã mineral, pensa-se que resiste à compressão, por isso é adequado para pisos e lajes. 


5. Espuma de Poliuretano


A espuma de poliuretano, que é aquela espuma branca ou amarelo creme que vemos nas fachadas dos edifícios em construção, é um material de isolamento que pode considerar. Normalmente é usado para aplicações específicas, como o isolamento de tubulações e sistemas de aquecimento, por isso fale com o seu empreiteiro acerca deste assunto. 


6. O melhor tipo de tinta


Se vai pintar a sua casa, também deve ter atenção ao tipo de tinta que escolhe para o exterior. Não se esqueça que esta é a última camada e que deve ser resistente! É importante que seja uma tinta resistente ao Sol, por exemplo, de modo a não estar sempre a pintar. Já agora, veja aqui o preço da pintura por m2.


Ao selecionar o melhor material de isolamento térmico para sua obra de remodelação, é essencial considerar vários fatores, como o clima local, o aspecto da fachada, a espessura desejada, a resistência ao fogo, a humidade e, é claro, o orçamento disponível


Consultar um profissional de construção ou engenheiro é aconselhável para garantir que escolhe o material mais adequado às suas necessidades específicas. Independentemente da escolha, investir em isolamento térmico de qualidade é uma decisão inteligente para melhorar a eficiência energética da casa e garantir mais conforto térmico.


Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar