Organização Residencial: O Papel Crucial da Empregada Doméstica


Hoje em dia, muitas famílias dependem do trabalho dedicado de uma empregada doméstica para manter a ordem e a funcionalidade nas suas casas. Caso contrário, entre o trabalho e as tarefas do dia a dia, não há tempo para limpar janelas ou fazer uma limpeza profunda à cozinha! Vejamos então a importância da empregada doméstica na organização residencial.


Tarefas da empregada doméstica


A empregada doméstica é responsável por uma variedade de tarefas essenciais que contribuem para a organização eficiente de uma residência. Além das tarefas de limpeza, muitas empregadas domésticas também arrumam, lavam roupa, fazem serviços de engomadoria, prepararam refeições prestam cuidados a crianças e idosos.


Tudo depende do acordo a que chegar com a profissional e do número de horas que tem disponível para a execução das tarefas. Se o seu orçamento não chega para tudo, faça uma lista de prioridades para cada semana. Assim, garante que as tarefas mais urgentes e as mais pesadas não “sobram” para si e para o seu tempo livre. 


Influência na dinâmica familiar


Muitas vezes, a empregada doméstica torna-se uma figura de confiança que conhece todos os hábitos da família, mesmo os mais privados. Essa relação próxima pode influenciar positivamente a dinâmica familiar, uma vez que se pode encarregar de tarefas que geram conflitos entre vocês (por exemplo, quem arruma a roupa ou quem prepara o jantar).


Além disso, é uma pessoa de confiança que pode ir a sua casa mesmo quando está ausente ou de férias. Assim, pode ir ver o correio e abrir as janelas, o que dá a sensação que a casa continua habitada. No caso de ser necessário, também é alguém que vai regar as plantas ou limpar a caixa do gato! 



Cuidados de idosos e de crianças


Geralmente associamos as empregadas domésticas à limpeza do lar. No entanto, também há empregadas internas que executam a função de cuidadoras. Isto é, prestam assistência, sobretudo a pessoas idosas que precisam de ajuda para fazer a sua higiene pessoal, vestir-se ou mesmo para sair da cama. 


Neste caso, precisa de encontrar uma empregada doméstica com a formação adequada e com disponibilidade para assumir essas tarefas. Mas é possível! Por vezes, até é a melhor solução para que pessoas acamadas ou em convalescença não precisem de deixar as suas casas. O orçamento, claro, é maior. Procure aqui especialistas para apoio domiciliário e o preço do apoio domiciliário. 


Limpeza do condomínio


Se vive num prédio, não é só a limpeza da sua casa que importa. A limpeza das áreas comuns do condomínio, como vãos de escada, os patamares, o elevador e o hall de entrada também influenciam o seu conforto. Por isso, se acha que as áreas comuns têm pó ou resíduos a acumular-se, proponha ao seu condomínio contratar uma empregada uma ou duas vezes por semana.


No caso das garagens e dos arrumos, pode ser feita uma limpeza trimestral para evitar a acumulação de pó.  



Em resumo, a empregada doméstica desempenha um papel crucial na organização do dia a dia das famílias. Não só se pode encarregar das tarefas diárias, como também influencia as dinâmicas familiares e o bem-estar geral. Agora, não se esqueça de fazer um contrato de trabalho doméstico e pagar a Segurança Social mensalmente. Embora tradicionalmente tenham sido trabalhos informais, é preciso valorizar o trabalho essencial das empregadas domésticas e respeitar os seus direitos laborais.


Se tem dúvidas, informe-se melhor sobre as contribuições à Segurança Social das empregadas domésticas junto do seu contabilista ou advogado. Cumpra a lei, proteja-se a si e a quem trabalha com tanto afinco para si e para a sua família!


Mensagens populares deste blogue

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação