Como Economizar Gás na Cozinha

Todos nós gostamos de poupar no gás e na electricidade. E, às vezes, até as coisas mais pequenas fazem a diferença! Por isso, hoje dou-vos algumas dicas muito simples e que podem aplicar imediatamente para economizar gás na cozinha:


Deixe acabar de cozinhar com o disco desligado 


Muitas vezes, pode baixar o lume para terminar o cozinhado ou até deixar que acabe de cozinhar com o disco desligado, já que a panela ainda se mantém quente. Pode deixar o molho apurar já com o fogão desligado ou o arroz a acabar de cozer, já que ainda vai absorver água. No caso dos fogões eléctricos acontece a mesma coisa, já que as bocas do fogão se mantém quentes durante alguns minutos. 


Prepare os alimentos antes de começar a cozinhar


Outro truque para economizar gás na cozinha é preparar todos os alimentos (o que se conhece nos restaurantes como “mise en place”) antes de ligar o fogão. Se liga o fogão e ainda está a cortar a cebola para o refogado, vai acabar por desperdiçar energia. Por isso, é preferível que esteja tudo pronto para ir para a panela! Outra dica: corte os legumes o mais pequenos possível, já que demoram menos tempo a cozinhar.


Escolha o disco certo para o tamanho da panela 


Vai só aquecer um bocadinho de leite? Então, ligue o disco mais pequeno. Tal como nas placas eléctricas, é importante saber adequar o tamanho da panela ao tamanho do disco. Assim, evita ligar os discos maiores (que gastam mais) desnecessariamente e consegue economizar gás na cozinha. 


Tape as panelas enquanto cozinham 


Até as coisas mais simples ajudam a economizar gás na cozinha. Se tapar as panelas com o testo (ou tampa, como preferirem chamar), a comida vai cozinhar mais rápido. E sabe o que acontece? Também gasta menos gás! Cá em casa fazemos tudo o possível para que a comida cozinhe mais rápido, incluindo ferver água na chaleira previamente e depois tapar a panela. Vai ver que nota a diferença: a comida chega mais rápido à mesa e a factura começa a descer! 


Use a panela de pressão


A panela de pressão é um instrumento controverso, já que todos nós conhecemos alguém que teve problemas com uma panela de pressão. E relembro que só deve usar a panela de pressão se estiver em bom estado e completamente selada! Depois, nunca deve abrir a panela de pressão enquanto está a funcionar. No entanto, não há dúvida que a comida cozinha mais rápido, o que pode resultar numa poupança de gás na cozinha até 15%!


Não use água a mais para cozer os legumes, o arroz e a massa


Quanto mais água puser, mais tempo vai demorar a ferver… e mais energia gasta! No entanto, há muitas pessoas que têm o vício de pôr a água a olho e que acabam por gastar mais água do que é preciso. No caso do arroz e da massa, a quantidade de água costuma vir indicada na embalagem e, se seguir as regras, pode economizar gás na cozinha. Para os legumes, só é preciso que a água fique pelo nível dos legumes, não é preciso que fiquem a afundar! 


Verifique a cor da chama e faça manutenção 


Se a chama do seu fogão está amarela ou laranja, é provável que o seu fogão tenha alguma espécie de obstrução nas passagens de ar ou gás. Por isso, está a gastar mais gás do que o necessário para confeccionar a mesma comida! É obrigatório fazer uma inspecção de gás a cada 5 anos, mas o ideal é fazer a manutenção pelo menos uma vez por ano. Se precisa de ajuda, clique aqui para encontrar serviços de reparação de canos de gás.



Aproveite o forno ao máximo 


Se já vai ligar o forno para fazer a carne ou o peixe, não cozinhe alimentos no fogão. Aproveite que o forno está ligado para cozinhar tudo aquilo que precisa de uma só vez! No caso de ter um forno a gás, o que é relativamente raro, evite abrir o forno. Cada vez que abrimos o forno, obrigamos a que gaste mais luz ou gás (conforme o modelo). O ideal é usar a lâmpada do forno para vigiar o assado e só abrir uma vez, nos casos em que é preciso virar.


Têm algum problema com o vosso fogão a gás? Fazem isto tudo e acham que mesmo assim estão a gastar muito gás? Deixo aqui o link de instaladores de gás em Braga para que possam dar uma olhadela à vossa canalização e perceber se há forma de tornar a vossa casa mais eficiente.

Mensagens populares deste blogue

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação