Qual a melhor vedação para a minha casa?



Comprou um terreno para construir casa? Vive numa moradia isolada? Em qualquer um destes casos, vai precisar de fazer uma vedação para a casa. Mas, quando começar a procurar, vai descobrir que construir um muro ou uma vedação não é tão fácil quanto parece! Conheça os diferentes tipos de vedação, as vantagens e desvantagens de cada vedação e o preço de uma vedação para casa!



Vedação para casa com grades




As grades à volta do terreno ou por cima de um muro mais baixo, feito em cimento, são o tipo de vedação mais comum em vivendas. No entanto, para fazer uma vedação com grades precisa de contratar um serralheiro ou uma empresa que trabalhe com metais. Por isso, deixo aqui o link para poderem encontrar um profissional que faça a vedação para a casa. Atenção que o preço das grades vai variar consoante o tamanho da vedação, o material que escolher e o acabamento (como o formato da grade, a cor, etc). Há uma grande variedade de grades, das mais simples às mais decorativas!

Vedação de madeira estilo rústico




Antigamente, as vedações eram em pedra ou em madeira. Hoje em dia, as vedações de madeira, pintadas a branco, são uma coisa que só vemos nos filmes americanos! Em Portugal, quase só vemos vedações de madeira em bungalows ou casas com uma decoração mais rústica. A grande desvantagem da madeira é que se desgasta com facilidade devido ao Sol e à chuva, por isso precisa de manutenção para se manter em bom estado. Ainda assim, se estamos a falar de uma casa de férias ou de um alojamento local, sem dúvida que a vedação de madeira pode fazer a diferença na decoração.

Vedação de rede ou vedação com arame




As vedações de rede ou arame costumam ser colocadas por cima de muros já existentes para aumentar a separação com as casas vizinhas. A vantagem da rede ou do arame é que deixam passar a luz na mesma, ao contrário dos muros opacos em tijolo ou em chapa. Ao mesmo tempo, evitam que os animais fujam ou que as coisas do vizinho cheguem ao seu quintal. Além disso, também é fácil de instalar e uma das opções mais económicas que vai encontrar. Veja aqui como calcular o preço de vedação para casa.

Muro de cimento ou muro tradicional de pedra




No caso dos terrenos rústicos e das moradias isoladas, um muro de cimento ou de pedra é a forma mais comum de fazer a vedação para a casa. O muro em cimento vai ficar mais barato do que o muro de pedra, mas se já houver um muro de pedra antiga também é possível recuperá-lo. Este tipo de muro serve sobretudo para delimitar o seu terreno e não propriamente para evitar intrusos. Lembre-se que a altura do muro entre diferentes propriedades não deve exceder 1.5 m de altura.

Vedação com chapas




Como é uma solução barata, cada vez mais pessoas optam por fazer uma vedação com chapas de alumínio ou até mesmo em PVC. No entanto, neste caso tem de ter cuidado com a legislação. Se vive numa moradia geminada, deve informar-se se é possível instalar uma vedação diferente da dos vizinhos e qual a altura máxima permitida. No caso de viver numa moradia isolada, o caso é diferente, e em princípio pode fazer aquilo que entender.

Vedação ou cerca eléctrica


Com este tipo de vedação, qualquer pessoa que tentar saltar o muro levará com um choque eléctrico. Embora não seja muito comum em Portugal, as cercas eléctricas são comuns noutros países, nomeadamente no Brasil, uma vez que é extremamente segura. Recomenda-se este tipo de vedação para moradias isoladas, especialmente se não tiver vizinhos nas proximidades. No entanto, tem de ser uma empresa especializada a instalar a vedação e precisa de se certificar se é legal, pois há bastantes restrições. Se alguém for eletrocutado na sua vedação, a responsabilidade civil é sua.
 

Espero que este texto vos tenha ajudado a perceber qual é o melhor tipo de vedação para a vossa casa. Agora, só falta procurar empresas que façam grades e instalem redes para poderem comparar preços e tomar a decisão final! Espero que corra tudo bem com a vossa obra.

Mensagens populares deste blogue

Os Perigos das Pragas Domésticas: Proteja sua Saúde com a Desinfestação

Dicas para escolher o carpinteiro certo para o seu projeto de marcenaria

Os benefícios de instalar um ar condicionado em casa: conforto e qualidade do ar