Dicas para escolher as cores perfeitas na pintura de interiores
Se está a pensar pintar a sua casa, deixo aqui algumas dicas para escolher as cores perfeitas para a pintura de interiores!
Faça um moodboard
A primeira dica para escolher as cores perfeitas para pintura de interiores é fazer um moodboard. Há pessoas que escolhem uma cor diferente para cada divisão, o que cria ambientes totalmente separados, mas eu acho que a casa parece mais espaçosa e fica mais agradável quando as cores jogam umas com as outras. Por isso, mesmo que cada compartimento tenha uma atmosfera diferente, façam um moodboard com um esquema de cores, repitam texturas e materiais.
Tenha em consideração a luz natural
A segunda dica para escolher as cores perfeitas para a pintura de interiores é ter em consideração a luz natural. Se um compartimento tem muita luz natural e é amplo, pode jogar com cores mais arrojadas. Por outro lado, os compartimentos com pouca luz natural, que parecem sempre mais pequenos, ficam melhores com cores claras (não têm de ser necessariamente neutros, como bege ou cinza, pode optar por rosa claro, salmão ligeiro, amarelo pálido ou até azul bebé).
Escolha uma parede para destacar
Não prescinde de um toque de cor e criatividade em sua casa? Nesse caso, escolha uma parede para destacar. Ter uma parede com uma cor diferente, um mural ou um stencil, é uma solução para dar azo à sua veia criativa sem tornar o ambiente muito pesado ou escuro. No caso de não encontrar nenhum pintor no Porto ou nenhum pintor em Braga para fazer o mural, pode escolher um papel de parede. Voltam a estar na moda!
Deixe as cores mais fortes para os espaços comuns
Outra dica para escolher as cores perfeitas para a pintura de interiores é ter em consideração a função do espaço. As cores mais garridas e mais vibrantes são melhores para espaços comuns. Por exemplo, as cores mais estimulantes, como o laranja e o vermelho, podem ajudar a abrir o apetite e ficam bem na cozinha. No entanto, nos quartos é melhor escolher cores relaxantes e suaves. Segundo a psicologia das cores, por exemplo, o azul e o verde transmitem-nos tranquilidade.
Meça o pé direito da casa
Quando falamos em pintura de interiores, também é preciso escolher as cores do tecto. De um modo geral, não gosto muito de inventar aqui. Escolher uma cor escura faz com que a casa pareça mais baixa, por isso está fora de questão para a maioria dos imóveis. Pessoalmente acho que, mesmo em apartamentos com o pé direito alto, o branco e as cores neutras são o que funciona melhor. Se tem um pé direito entre 2.40m - 260m, nem pense duas vezes! Mas se for uma casa alta, antiga, com o tecto em madeira, pode tentar imaginar outras cores.
Escolha bem a tinta para interiores
Nem todas as tintas são iguais. Para ter um efeito mais duradouro, recomendamos que escolha tinta acrílica para interiores. No entanto, pode ser recomendável escolher outras tintas (por exemplo, antifúngica, anti-condensação) para zonas mais húmidas, como a casa de banho ou a cozinha. Se tem animais ou crianças, é importante escolher uma tinta lavável. Por último, escolha bem o acabamento: prefere tinta brilhante, que reflete a cor do Sol? Ou é melhor a tinta mate, que fica discreta?
Faça um teste com a tinta
Antes de pintar a parede inteira com a mesma cor, faça um teste. Pinte parte da parede com as cores de que gosta lado a lado. Depois, veja como a luz muda ao longo do dia. Fica luminoso? Ou, quando a luz natural deixa de incidir na parede, fica muito pesado? Tente imaginar todo o compartimento com essa cor: parece mais baixo? Ou fica leve? O teste é a melhor forma de desempatar entre cores e de ter uma ideia precisa do que esperar. Na dúvida, faça como quando pinta o cabelo: escolha o tom mais claro.
Espero que tenham gostado destas dicas para escolher as cores perfeitas na pintura. Aproveitem o Verão para pintar a casa, porque a tinta seca mais rápido!