Checklist completa para uma mudança de casa organizada
Mudar de casa é viver no caos e preparar-se para o caos. Pôr tudo em caixas, viver de caixas, desempacotar caixas. Mas também não tem de ser dramático. Com alguma organização, é possível sobreviver a uma mudança de casa com sanidade mental. Aqui fica uma checklist completa para uma mudança de casa organizada.
1. Comece por embalar o que usa menos
O primeiro passo para organizar uma mudança de casa é arrumar as coisas que usa menos. Olhe para a sua cozinha, por exemplo. Precisa do passe-vite para fazer puré? Vai fazer bolos no próximo mês? A máquina para fazer sumos que usou duas vezes, será que não se pode arrumar? A roupa da outra estação? Os álbuns de fotos? Se começar a fazer isto um mês e meio antes, não precisa de andar a correr nos últimos dias.
2. Crie um sistema para organizar todas as caixas
Um dos grandes problemas das mudanças de casa é saber onde arrumou as coisas. Se de repente precisar de alguma coisa que já arrumou, onde está? Ao chegar à nova casa, como vai encontrar as toalhas de banho? Antes da mudança, deixe as caixas no respectivo compartimento e marque-as com cores diferentes. Quando descarregar todas as caixas na casa nova, vai ser fácil encontrar o que precisa pelas cores.
3. Proteja todos os móveis e electrodomésticos
Se não vai mudar para uma casa com cozinha equipada, uma das coisas mais importantes é saber como proteger os móveis e os grandes electrodomésticos. Aqui, não há volta a dar: tem mesmo de comprar material de protecção, como papel bolha, cartão e película. No caso dos itens frágeis, como a loiça, forre as caixas com espuma ou com esferovite, de modo a não haver espaços livres. Depois, use película à volta de toda a caixa.
4. Prepare caixas com um peso semelhante
Para evitar problemas no transporte, convém que todas as caixas tenham dimensões e pesos semelhantes. Não só vai ser muito mais fácil arrumá-las na carrinha, como também evita acidentes se alguma caia ou se mexa durante o transporte. No caso de ter caixas muito mais pesadas do que outras, coloque sempre as mais pesadas por baixo e as mais leves por cima.
5. Procure uma empresa de mudanças com antecedência
A primeira dica foi começar a arrumar com pelo menos um mês e meio de antecedência. Mas isso não é a única coisa que precisa de fazer com antecedência. As boas empresas de mudanças (e deixo aqui algumas dicas para escolher uma empresa de confiança) não têm disponibilidade de um dia para o outro! Procure uma empresa de mudanças com antecedência, especialmente se quer comparar os preços ou fazer a mudança a um fim de semana.
Na Fixando, podem encontrar empresas de mudanças em todo o país. Basta preencher um pequeno formulário para começar a receber contactos de empresas de mudanças e comparar preços. A título de exemplo, deixo aqui o link para encontrarem empresas de mudanças em Castelo Branco e empresas de mudanças em Braga.
6. Mudar a morada de todos os serviços
Se for para uma casa que já tem todos os serviços activos (luz, água e gás), só tem de mudar a titularidade do contrato. Mas, se estes serviços estiverem cortados, convém começar a tratar da mudança pelo menos três semanas antes, para garantir que conseguem enviar alguém para fazer a ligação. No caso da internet, confirme se pode transferir o contrato para a nova morada.
7. Actualizar a morada no Cartão de Cidadão
Por último, actualize a morada no Cartão de Cidadão para actualizar automaticamente em todos os serviços públicos. A nova morada vai alterar o sítio onde vota, actualizar os seus dados na Segurança Social, no Sistema Nacional de Saúde e nos serviços municipais. Pode actualizar a morada no cartão de cidadão online ou num espaço de cidadão gratuitamente. Veja aqui como actualizar a morada no Cartão de Cidadão passo a passo.