Tendências de design de interiores para 2024

O design de interiores é como a moda. As cores tendência de design de interiores mudam de ano para ano (spoiler: o Pantone para 2024 é o peach fuzz!), assim como o estilo de móveis e os materiais mais populares. Por isso, vamos lá descobrir as tendências de design de interiores para 2024!




Cores suaves e harmoniosas 


As tendências de cores para design de interiores em 2024 estabelecem uma ligação à natureza mas, ao mesmo tempo, também trazem sofisticação para dentro de casa. A tendência são cores suaves mas harmoniosas, com o creme, o peach fuzz, o rosa e o salmão. Se prefere os tons mais escuros, este ano as cores tendência são o terracota, o verde esmeralda e o verde musgo. 


Sobre o peach fuzz –  o peach fuzz, que é a cor Pantone para 2024,  é uma tom suave de pêssego, que mistura nuances de rosa claro e laranja pálido. Assim como outras tendências de design de interiores para 2024, transmite uma sensação de leveza, aconchego e frescura. É uma cor versátil, que pode dar um toque de criatividade (através de acessórios de decoração) ou de suavidade (em sofás, cabeceiras de cama, etc).


A propósito, aqui ficam algumas dicas para escolher o melhor cor de interiores para a sua casa.


IKEA


Sofás e mobiliário modulares


Outra grande tendência de design de interiores para 2024 são os móveis modulares. Estão em todo o lado: na IKEA, na loja do Gato Preto, na Masie! Por isso, de certeza que já viu catálogos com sofás modulares, mas também encontra estantes e outros móveis modulares. Os móveis modulares são perfeitos para criar uma combinação à sua medida e até para mudar a configuração da sala conforme necessário.





Móveis em madeira 


Os materiais naturais estão de volta e o mobiliário em madeira é uma das grandes tendências de design para 2024. Assim sendo, voltamos a ver cozinhas em tons de madeira, mesas de refeição, camas e mesas de cabeceira em madeira natural, especialmente em madeira clara como o carvalho ou o bambu. No entanto, é importante assegurar que a madeira provém de florestas renováveis.


E por falar em madeira, a madeira com textura também está a fazer um comeback. A madeira ripada ou ondulada é uma das grandes tendências de design para 2024. Já encontrei móveis com painéis ondulados para casas de banho, portas de cozinha, aparadores e estantes, e até painéis ripados pintados com diferentes cortes. Brincar com diferentes texturas dá outra dimensão à casa e, a meu ver, um acabamento ultra moderno. 






O regresso do terrazo 


O padrão ‘terrazzo’ (aquele pavimento que parece ser às pintinhas) voltou no ano passado e continua a ser uma das grandes tendências de design de interiores para 2024. Se calhar passou-vos despercebido, mas depois de o verem pela primeira vez vão começar a ver em todo o lado. Em catálogos de decoração, em hotéis, nos novos restaurantes que estão a abrir. Mais uma vez, esta é uma forma de trazer cor, criatividade e textura para dentro de casa, mas só ao de leve. 




Linhas  arredondadas

Outra das grandes tendências de design de interiores para 2024 são as linhas arredondadas, que têm vindo a aparecer mais e mais depois da pandemia. As linhas arredondadas transmitem mais suavidade e criam um ambiente menos estéril. Vemos linhas arredondadas nos sofás, nas cabeceiras das camas, nos cabides e até nas mesas redondas, que também voltaram em grande! 





Rattan, palhinha e detalhes boho


Como já devem ter reparado, os móveis com rattan (mais conhecido por aqui como palhinha) também estão em todo o lado. Sejam cabeceiras de cama, encostos de cadeiras ou estantes, tenho visto móveis deste género tanto em lojas tipo Sklum, como em restaurantes high-end. O rattan dá um toque rústico e boho à decoração imediatamente, por isso pensem bem se esse é o ambiente que querem criar em vossa casa. 



E pronto, aqui estão as principais tendências de design de interiores para 2024. Pessoalmente, gosto bastante! Depois de tantos anos de minimalismo forçado, gosto da ideia de trazer personalidade e criatividade para dentro das nossas casas. Parece que, depois da pandemia, percebemos que a nossa casa não tem de parecer um AirBnB. Mas, se não sabem como combinar diferentes cores e texturas, deixo aqui o link para encontrarem design de interiores em Castelo Branco, onde estou a viver agora!  






Mensagens populares deste blogue

Como reparar estores de rolo

Limpeza Eficiente: Renove o Seu Apartamento

Seleccionando os melhores materiais para a sua obra de remodelação: como isolar bem a casa